Nesta segunda-feira (05/08), a Câmara de Vereadores de Belmonte retorna do recesso parlamentar com uma pauta que promete agitar o cenário político local. Uma grave acusação contra o prefeito Bebeto Gama foi protocolada na mesa diretora da casa e pede a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um suposto superfaturamento no contrato de Transporte Escolar Municipal.

O pedido, realizado pelo vereador de oposição Luciano Oliveira, conhecido como Luciano de Boca do Córrego, aponta para uma “situação de emergência fabricada” pelo prefeito. Segundo a denúncia, essa situação levou à contratação da Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata (COOBMA) por quase R$ 5 milhões (R$ 4.895.990,20). Esse valor representa um aumento de 144,50% em relação ao contrato anterior de R$ 1.999.200,00, que foi cancelado abruptamente por Bebeto Gama. A diferença de quase R$ 3 milhões (R$ 2.896.790,20) levanta suspeitas sobre a legitimidade e a necessidade do novo contrato.

Denúncia Protocolada
O documento protocolado revela que o “Estado de Emergência” utilizado para justificar a dispensa de licitação não foi devidamente publicado ou decretado pelo Poder Executivo. Luciano Oliveira alega que a emergência foi criada artificialmente pelo prefeito ao cancelar o contrato com os 14 prestadores de serviço anteriores sem um Processo Administrativo formal. O vereador solicita que o Presidente da Câmara, Luluca da Ambulância, aceite, processe e leia a denúncia em plenário, colocando o pleito para votação dos vereadores. Luciano Oliveira também solicita a formação de uma CPI para investigar as ações do prefeito. Caso a CPI encontre evidências suficientes, uma votação aberta será realizada entre os vereadores para decidir sobre a cassação do mandato de Bebeto Gama. “Não podemos permitir que uma situação de emergência fabricada sirva de desculpa para a má gestão dos recursos públicos. O povo de Belmonte merece transparência e responsabilidade na administração municipal,” destacou o vereador.
Expectativas e Reações
A volta do recesso parlamentar da Câmara de Vereadores de Belmonte ocorre em meio a uma expectativa elevada da população, que aguarda por respostas e transparência sobre o uso dos recursos público. Essa é uma segunda frente da denúncia superfaturamento no contrato de Transporte Escolar emergencial fechado pela gestão Bebeto Gama. Há também uma mesma denúncia protocolada pelo ex-vereador Alfredo Aberceb à espera de apuração do Ministério Público. Com as eleições municipais se aproximando, as denúncias podem influenciar significativamente a percepção pública sobre a administração atual e a atuação dos vereadores. A população belmontense observa atentamente, buscando saber quem realmente está representando seus interesses e quem está alinhado com a gestão do Prefeito Bebeto Gama.
Clique aqui e veja denúncia completa.
