As matrículas para o ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino de Belmonte tiveram início nesta segunda-feira (13/01) e, junto com o processo de matrícula, veio um grande desafio para a atual gestão: recuperar os 1.443 alunos que abandonaram as escolas municipais durante os quatro anos de governo do ex-prefeito Bebeto Gama. Esse abandono em massa foi resultado direto da instabilidade educacional gerada pelas constantes greves e perseguições aos professores, que marcaram a gestão anterior. De acordo com o Secretário de Educação de Belmonte, Igor Suzart, o grande desafio da gestão de Iêdo Elias será convencer os pais a trazerem seus filhos de volta para o ensino público municipal. “Para isso, a nossa gestão está mostrando que trata a educação com responsabilidade e diálogo, buscando proporcionar segurança a esses pais e responsáveis, para que eles enxerguem que seus filhos não serão mais prejudicados como no passado”, destacou Igor Suzart.

A importância dessa recuperação de alunos vai além da questão pedagógica. O Valor Anual Total por Aluno (VAAT) definido pelo FUNDEB para 2025 é de R$ 8.006,05. Isso significa que, sem esses alunos, a educação municipal pode perder mais de R$ 11 milhões em recursos ao longo do ano, o que equivale a quase R$ 1 milhão por mês. Esses recursos são fundamentais para garantir a qualidade do ensino, pagamento de profissionais da educação e manutenção das unidades escolares.

O Plano da Nova Gestão
A atual administração municipal, sob o comando de Iêdo Elias, já iniciou um processo de reconstrução do sistema educacional. Uma das primeiras medidas foi a publicação da Portaria 001/2025, que estabeleceu um cronograma para as matrículas:
- De 13/01/2025 a 25/01/2025 – Período destinado à matrícula de novos alunos que não estudaram nas Unidades de Ensino durante o ano letivo de 2024.
- De 17/02/2025 a 06/03/2025 – Período de inspeção das matrículas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
- Até 24/04/2025 – Prazo final para a matrícula de novos alunos na rede municipal.
Além do cronograma de matrículas, a nova gestão, como próximo passo, irá iniciar o processo de conscientização junto à comunidade, ressaltando os avanços e melhorias que serão implementados no sistema educacional. O objetivo é demonstrar que a educação de Belmonte voltou a ser tratada com seriedade e compromisso.
