Santa Cruz Cabrália alcançou um marco significativo no cenário educacional da Bahia, ao obter o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Extremo Sul, com a melhor média do estado tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental. Os resultados, referentes ao ano de 2023, foram divulgados recentemente, destacando o progresso expressivo do município sob a gestão do então secretário municipal de Educação, Iszael Fernandes, agora candidato a prefeito.
Entre 2021 e 2023, Cabrália elevou sua nota dos anos iniciais do ensino fundamental de 4,6 para 5,4, aproximando-se do índice nacional, que foi de 5,8. Nos anos finais do ensino fundamental, o município também apresentou um crescimento considerável, alcançando a nota 4,2, ligeiramente abaixo da média nacional de 4,6. Esses resultados destacam o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade da educação pública. Iszael Fernandes atribui esse sucesso a uma série de políticas públicas implementadas durante sua gestão, que incluíram a informatização do sistema educacional, capacitação dos profissionais, melhorias na infraestrutura escolar, e a adoção de novas metodologias pedagógicas. “Estamos fazendo história na educação do município. Com esse desempenho, Cabrália estabelece um novo patamar de qualidade na educação e serve de exemplo para outros municípios da Bahia”, afirmou Iszael.
Ele também ressaltou que o resultado positivo é fruto de uma soma de fatores, como a qualidade da infraestrutura escolar, mobiliário adequado, sistema informatizado eficiente, e a valorização dos profissionais da educação, com formações contínuas e incentivos à carreira. “Esse resultado bacana é uma soma de fatores: a infraestrutura das escolas, mobiliário de qualidade, sistema informatizado, uma qualidade melhor dos profissionais, através das formações, e, principalmente, um grande apoio da gestão pública e incentivo à carreira dos professores e dos profissionais da educação”, acrescentou o ex-secretário.
O prefeito Agnelo Santos também comemorou o resultado, destacando o orgulho que a conquista traz para o município. “Esse resultado nos enche de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo ao investir em educação e em Iszael como um grande gestor, que poderá administrar nossa cidade da melhor maneira”, concluiu Agnelo.
